


Projeto de Graduação | Premiado
ARQUITETURA INCLUSIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Espaços Educacionais de Adaptação de Crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Projeto Final de Graduação Premiado (TFG)
Vivemos progressivamente em uma sociedade ditada por padrões e regras que muitas vezes excluem o diferente por demandar tempo e cuidado. Atualmente o campo da Arquitetura e Urbanismo já consideram zelar por uma arquitetura que incluam pessoas especiais no quesito físico, propiciando ambientes que os deem o direito pleno de ir e vir. No entanto, pouco se é discutido para o favorecimento de construções que atendam pessoas com outras deficiências, como neurológicas.
Dessa maneira, visando a inclusão não só de crianças portadoras de deficiências físicas, mas também de crianças com deficiências neurológicas. Há a intenção com esse trabalho, de propor a construção de ambientes educacionais, retomando a ideia de Escola Parque.
Criando módulos de sala de aula divididos em áreas externa e interna, como proposto nos projetos de Richard Neutra. Possuí como objetivo amenizar a dificuldade de inserção na sociedade, das crianças portadoras de Transtorno Espectro Autista, através da arquitetura. A qual é capaz de sugerir espaços mais acolhedores para esses indivíduos, por meio da ergonomia dos ambientes, materialidade, conforto acústico e da proximidade com a natureza.